segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia Nacional do Vereador

Dia Nacional do Vereador, Dia nacional de fiscalizar!

01/10/2013

Dia Nacional do Vereador, Dia nacional de fiscalizar! 
No Dia 01 de Outubro é comemorado o Dia Nacional do Vereador, você conhece as funções e responsabilidades que ele tem?
Ele é responsável por apresentar projetos de lei; votar os projetos de outros vereadores ou do prefeito; fiscalizar os atos do prefeito e verificar se as verbas estão sendo bem utilizadas. O trabalho deve ser realizado em função da construção de uma sociedade onde haja igualdade, liberdade, justiça e solidariedade.
Ser vereador - Para se candidatar a vereador é necessário ser alfabetizado; ter nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estar listado eleitoralmente; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição). Os vereadores são eleitos para mandatos de quatro anos.
Fiscalização - Todos os brasileiros, através do portal da câmara da cidade, podem acompanhar a agenda diária dos nossos representantes. No site, contamos com informações que vão desde as visitas que ocorreram na Câmara Municipal às leis que foram ou não aprovadas em votação.
Atualmente vários projetos de lei estão em discussão na Câmara de Balneário Gaivota, são diversas reivindicações sobre variados temas
http://www.camaragaivota.sc.gov.br/camara/vereadores/            Neste link temos as fotos e os nomes de todos os vereadores.
 MENSAGEM AOS VEREADORES. Mais que comemorar e trocar saudações é também uma data para se refletir sobre o verdadeiro papel do vereador na sociedade, possuindo um papel importante no município em que atua. Ele é o elo entre a população e o poder legislativo. Reconhecido o “espelho da comunidade” e o ponto de referencia dos anseios populares, o vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo. Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamações e de pedidos diversos. É ele que tem que ouvir as críticas – quase nunca elogios – e, na medida do possível (quase que por mera obrigação), atender o eleitor e/ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes. É verdade que o cargo de vereador pode até dar certo status aos detentores, o convívio com personalidades e autoridades ilustres. Mas é verdade também que o cargo exige certos sacrifícios. A ausência do lar e da família muitas vezes em função dos compromissos legislativos até mesmo em outras cidades ou estados, ou mesmo o distanciamento quase que diário da família por causa das intermináveis reuniões, incontáveis visitas e afazeres pertinentes ao mandato Neste Dia do Vereador, a mensagem que fica é que deve haver mesmo entrega e doação, pois a causa é nobre e a sociedade merece ter a reciprocidade da confiança depositada. A resposta que cada vereador pode – e deve dar - é o trabalho, a dedicação e a intervenção sistemática junto aos órgãos competentes, no sentido de que as suas ações possam resultar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, para o bem de toda a coletividade. "Ser vereador, é ter consciência das necessidades do povo que lhe conferiu a missão de bem representá-lo". Minha homenagem aos Vereadores de Balneário Gaivota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário